E-mail

contato@tradestar.com.br

Rua Dr. Pedro Ferreira, 333

Matriz - Itajaí - Santa Catarina

Rua José Izidoro Biazetto, 1210

Filial - Curitiba - Paraná

EnglishPortuguese

E-mail

contato@tradestar.com.br

Rua Dr. Pedro Ferreira, 333

Matriz - Itajaí - Santa Catarina

Rua José Izidoro Biazetto, 1210

Filial - Curitiba - Paraná

EnglishPortuguese
TradestarTradestarTradestar

Conheça os tipos de importação e qual adotar na sua empresa

     

Importar produtos ou insumos exige entendimento sobre o mercado e conhecimento prévio sobre o processo de importação. Também é necessário ter capital suficiente para arcar com os custos e despesas.

Decidir adquirir produtos e insumos do exterior pode contribuir para as atividades das empresas, mas para que esta atividade possa trazer lucros é preciso conhecer os procedimentos e as exigências definidos pela Receita Federal do Brasil (RFB).

Para companhias que não possuam conhecimento na área, as Trading Companies surgem como alternativa para iniciar suas operações de importação.

A seguir falaremos sobre os tipos de importação existentes e como uma Trading Company é capaz de dar suporte às empresas que desejam importar.

O que é importação?

Importar produtos significa comprá-los de outro país.

Isso porque nenhum país é capaz de produzir todos os tipos de itens que consome. Há, ainda, casos em que o país até produz determinada mercadoria, porém em pouca quantidade, por isso a necessidade de importar este mesmo item para suprir essa demanda.

Para realizar uma importação a empresa precisa seguir algumas regras e estudar a melhor opção entre os tipos de importação praticados no Brasil, de acordo com a sua realidade e capacidade financeira.

Quais são os tipos de importação?

Existem três tipos de importação regulamentados pelo Brasil. A seguir explicamos quais são e as diferenças entre eles.

Importação Direta

Na importação direta a empresa precisa ter autorização para importar. Essa habilitação é concedida pela RFB, através do RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Esta modalidade exige que a empresa desenvolva seus fornecedores, a fim de firmar contratos e fazer o planejamento de suas importações.

Para desenvolver as atividades, a empresa importadora deve ter uma equipe de profissionais de Comércio Exterior, além de contratar uma empresa para o despacho aduaneiro.

Deve ter também sistemas próprios para realizar as atividades de importação, como emissão de notas fiscais e cadastros de produtos / insumos importados.

A modalidade de importação direta dá ao importador o poder de decidir sobre cada etapa do processo e permite mais controle da importação.

Porém, para que tudo ocorra minimamente bem, é necessário ter conhecimento sobre a legislação e os procedimentos para importar.

Importação por Conta e Ordem

Nesta modalidade, temos a figura do importador e a do adquirente.

O importador disponibiliza a mercadoria e realiza o despacho aduaneiro em seu nome – esta empresa é conhecida como Trading Company.

Adquirente é aquela empresa que contrata outra para realizar a importação e que será responsável pelos pagamentos referentes aos processos, como frete, tributos e armazenagem.

Em vista dos papéis das duas partes nos processos, é importante que as duas empresas firmem um contrato de prestação de serviços antes do início das operações, definindo que as importações serão por conta e ordem.

Ambas as empresas devem estar habilitadas no RADAR e a RFB também exige a apresentação prévia de uma via do contrato firmado entre elas.

Além disso, a RFB poderá convocar uma fiscalização aduaneira nos estabelecimentos.

A vantagem desta modalidade é que a adquirente consegue focar em suas atividades principais sem precisar se envolver no processo burocrático de despacho. Por outro lado, deve saber que não terá o controle de todos os processos, e deverá manter um fluxo de caixa para quando tiver que realizar os pagamentos à Trading.

Importação por Encomenda

Na importação por encomenda uma empresa encomendante firma um contrato com a Trading.

No entanto, neste caso, os recursos para os pagamentos de despesas relacionadas aos processos de importação virão da própria Trading.

Também é obrigatória a apresentação do contrato prévio firmado entre as duas partes à RFB.

Uma característica da importação por encomenda é que a Trading tem liberdade para atuar na negociação internacional e na aquisição dos produtos. Em geral, na importação por conta e ordem, a negociação é feita pela adquirente.

Então, a Trading realiza todo o processo de importação em seu nome, incluindo as etapas do despacho aduaneiro.

Quando a mercadoria chega ao Brasil, a Trading realiza o processo de revenda do produto exclusivamente à empresa encomendante.

Qual é o melhor tipo de importação para minha empresa?

Vale ressaltar que não há uma modalidade melhor que as outras.

A escolha mais adequada vai depender da capacidade financeira da empresa, do volume que deseja importar, bem como do conhecimento técnico da equipe e da disponibilidade de sistemas próprios para realizar as operações em Comércio Exterior.

De modo geral, empresas de grande porte realizam importação direta porque trabalham com grandes volumes de produtos e/ou insumos, possuem sistemas específicos da área, além de uma equipe especializada em Comércio Exterior e capacidade para disponibilizar valores para pagamentos a qualquer momento.

Já as empresas de médio e pequeno porte costumam ter mais dificuldades em obter o controle total de suas operações de importação. Por isso, as outras duas modalidades serão mais vantajosas.

Escolher uma modalidade de importação é, acima de tudo, uma decisão estratégica: independentemente do porte da empresa, ela pode identificar vantagens em cada uma dessas modalidades, inclusive financeiras. E, mesmo com vasta experiência em operações no Comércio Exterior, ainda optar por utilizar uma Trading Company para determinados processos.

As vantagens das importações via Trading Company

Utilizar uma Trading Company – como a TradeStar – para importar traz diversos benefícios para sua empresa. Possuímos grande conhecimento do mercado internacional no ramo em que atuamos e conhecemos os fornecedores, pois fazemos vistorias técnicas na fábrica no país de origem.

Então, ao contratar este tipo de serviço, a empresa não precisa fazer negociações com o mercado, pois todo este procedimento é realizado pela TradeStar.

A Trading tem conhecimentos tributários e legais sobre os produtos do mercado, enquanto empresas de médio e pequeno porte nem sempre estão cientes de todas as exigências destas áreas no Comércio Exterior. Por isso a importação via Trading pode evitar que ocorram erros que acarretem multas ou até mesmo inviabilizem o processo.

A partir de um bom relacionamento com a Trading, a empresa terá mais tranquilidade para abastecer seus estoques, pois o fornecimento dos produtos ou insumos será constante. Tudo depende da negociação entre as partes.

É possível também que a empresa perceba uma redução nos custos operacionais e menor necessidade de um grande capital de giro, pois as despesas são pagas pela Trading, sem impactar nas suas atividades.

Portanto, as Trading Companies se mostram como uma boa opção para as empresas encomendantes reduzirem tempo e o valor a ser desembolsado.

Outra vantagem são os benefícios fiscais. Uma empresa se torna uma Trading Company após obter o Certificado de Registro Especial junto à RFB. Esta condição lhe garante benefícios fiscais definidos em lei, concedidos a fim de incentivar o aumento das atividades de Comércio Exterior.

A depender da legislação do estado onde estão localizadas, as Tradings contam com redução de ICMS, imposto que incide sobre as importações. Este benefício pode ser repassado às importadoras, contribuindo para a redução do custo da importação e melhorando o fluxo de caixa dessas empresas.

A TradeStar Group conquistou o mercado brasileiro pela qualidade de seus produtos e serviços

Atuar com Comércio Exterior no Brasil é um tanto desafiador.

Porém, o acesso ao mercado internacional pode ser facilitado através dos serviços de uma Trading Company, como a TradeStar Group, que possui sólidos conhecimentos na área e experiência para prestar o melhor atendimento e suporte aos seus clientes que desejam realizar operações de importação.

A TradeStar Group combina qualidade na prestação dos serviços com a busca pela oportunidade de obter novos negócios, para que seus clientes tenham ofertas cada vez mais vantajosas e evoluam em seus processos de importação.

Ela se preocupa em demonstrar aos seus clientes os benefícios em cada uma das suas operações e as vantagens em realizar negócios com a TradeStar. Vantagens estas que são comprovadas na qualidade e garantia de entrega dos produtos.

Acesse o nosso site, conheça mais sobre os serviços disponíveis e saiba como podemos nos tornar uma grande parceira nas importações da sua empresa.

Leave A Comment

EnglishPortuguese